Caspa, você tem? Mas pode deixar de ter!

Bom dia meus amores!


Final de semana chegou, altas programações para curtir. 
Mas tem muita gente que não consegue curti certos momentos da sua vida, por causa de um probleminha que se torna um grande incomodo, estou falando da caspa, isso mesmo. Para muitos ela passa despercebida, mas para algumas pessoas ela acaba causando muitos transtornos. Eu mesma dependendo do shampoo ou condicionador que uso, acabam aparecendo algumas caspa. Então hoje decidi ir mais afundo neste assunto e quem sabe poder ajudar algumas pessoas que também tem.


Caspa 
A caspa é uma esfoliação normal da pele. Na maior parte da superfície do corpo, as escamas de pele morta caem sem serem percebidas, mas no cabelo podem se acumular. Este é um processo normal que ocorre durante toda a vida em toda a superfície do corpo e não é contagiosa.
Toda a população teve, tem ou terá algum grau de caspa e o ponto em que começa a incomodar é questão de sensibilidade individual. É, em geral, quando fica evidente ou passa a coçar que a maior parte de nós se preocupa.
A caspa enfraquece os fios, provoca uma queda anormal do cabelo e costuma provocar coceira. A caspa pode ser seca ou oleosa. A oleosa é a chamada seborreia e provoca placas sobre o couro cabeludo. 
A dermatite seborréica não é contagiosa e geralmente é considerada a forma mais grave de caspa, sendo uma afecção nas partes do corpo onde há maior produção de óleo por glândulas sebáceas, que provoca vermelhidão, coceira e inflamação do couro cabeludo, além da descamação.
Seu aparecimento varia de pessoa para pessoa e sua forma de manifestação também dependerá da pré-disposição de cada um.


Possiveis causas ou fatores agravantes da caspa.
*proliferação do Pityrosporum ovale, fungo que vive naturalmente no couro cabeludo, que passa a ser produzido em grande quantidade, provocando irritação e descamação;
*excesso de produção das glândulas sebáceas, couro cabeludo oleoso, fazendo com que as descamações fiquem aderidas à pele;
*distúrbios hormonais ou glandulares;
*permanentes, alisamentos ou colorações em excesso;
*processos alérgicos;
*gravidez;
*instabilidade emocional (ansiedade, estresse, depressão, entre outros);

Na seborréia: ingestão em excesso de gorduras;

Na caspa seca: falta de óleos e gorduras de boa qualidade na alimentação, deixando o couro cabeludo ressecado.
Além disso, existem outros fatores que contribuem para o agravamento deste quadro, tais como: poluição do ar, lavar os cabelos na água quente, bebidas alcoólicas, etc.

Soluções para a caspa seca: 
Para tratar e evitar a caspa são basicamente os mesmos cuidados que devem ser tomados para se cuidar de uma pele oleosa, e de cabelos oleosos.
- Lave o cabelo todos os dias ou um dia sim e outro não, com água morna ou fria, não use água quente;
- Usar um xampu anticaspa adequado à base de alcatrão, piritionato de zinco ou sulfato de selênio, três vezes por semana;
- Beba bastante líquido durante o dia, para regularizar a produção sebácea;
- Manter uma alimentação mais saudável, com acréscimo de gorduras e óleos de boa qualidade e frutas oleosas;
- Ao usar condicionador passe apenas nas pontas, ou massagear com creme hidratante apropriado no couro cabeludo antes ou depois da lavagem;
- Enxaguar muito bem o cabelo após as lavagens.
- Não durma e nem prenda o cabelo molhado;
- Ao usar o secador mantenha-o com certa distância, pois o calor estimula a oleosidade;
- Evite abafar o couro cabeludo com bonés ou tocas, para não aumentar a produção natural de sebo;



Soluções para a seborréia
-Uso até diário de um xampu anticaspa, à base de alcatrão, piritionato de zinco ou sulfato de selênio;  
-Controle do consumo de gorduras, diminuir as frituras na alimentação e incluir mais frutas e verduras;  
-Em alguns casos, até utilização de algum medicamento para controlar algum distúrbio hormonal; -Prática de esporte: a transpiração no couro cabeludo favorece a eliminação de toxinas e depois, ao lavar a cabeça, o suor e o excesso de oleosidade são eliminados.
Em casos mais graves um médico deve ser consultado para que ele receite soluções mais ativas no seu caso.
Bom pessoal, espero que tenham gostado do assunto de hoje.
E fiquem ligados aqui no Cantinho porque tem continuação, vou deixar para um outro post, porque esse ja ficou enorme..rsrs
Se ficou com alguma dúvida, tem alguma dica legal pra passar sobre o assunto, faça sua perguntinha e deixe suas dicas aqui nos comentários. Vamos trocar idéias e assim ajudar uns aos outros.
Bom final de semana meus amores.
Até mais! 
Bjs!

(Fontes de pesquisa: http://boasaude.uol.com.br
http://www.dermato.med.br
http://www.todabiologia.com/
http://www.copacabanarunners.net
http://www.comocuidar.com.br/)

 

17 comentários:

  1. tenho essa descamação no couro cabeludo.
    uso também um xampu anti resíduos, é ótimo e limpa o cabelo perfeitamente, sem deixar muitas coceiras! ;D

    acredito que ficar com o cabelo mais solto e não ficar enchendo de creme de pentear, principalmente na raiz, ajuda muuuuuuuuuito ;D

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Dou graças a Deus por não ter,mas agora com essas dicas,qté quem tem pode se livrar delas...Bjs
    http://sumorenaflor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Opa...eu que agradeço sua visitinha viu!!!

    To seguindo seu outro blog tb, não sabia que tinha dois fro!!

    E boa essa dica sua ai, otimo pos, graças a Deus não tenho caspa, mais gostei da sua idéia, sigo muitos blogs e nunca vi ninguém da dicas sobre esse assunto...tá de parabéns viu!!!

    beijinhos

    www.ohlouka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já tive caspa, mas agora não tenho mais. MARAVILHA!!! Adorei o seu post. Abraço, Carolina

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, infelizmente muitas pessoas sofrem com esse problema. beijos

    ResponderExcluir
  6. Olha quando eu usava s shampoo seda eu tinha bastante, mas depois que mudei de marca acabou!

    bjs; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. muito bom o post! Eu tinha (sim, tinha!!) êe. experimentei vários e nunca resolvia tão bem.. até que sei aquele clear e resolveu tudo! realmente é muito bom e claro, uma vez por semana no mínimo é bom usar o anti-resíduos!


    Beij:*nhos, Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. oIE! Vamos no add no blog? Já acabei de te add!
    Adorei!!!
    Estou participando de um Sorteio no Vila Mulher , caso alguma esteja participando também, me envie o link que voto em vocês.
    O link para votar no meu trabalho é:
    http://vilamulher.terra.com.br/comunidade/concurso-cultural-participacao.php?cod_concurso_cultural=42&cod_participacao=9448
    Conto com a Ajuda de todas vocês!!!
    Beijuss

    ResponderExcluir
  9. Olá ótimo post, graças a Deus eu não tenho, mas conheço pessoas que tem e não se dão conta do problema, vou fazer chegar até elas esse post:c.

    Estou seguindo seu blog, visite-me, se gostar segue de volta
    bjs
    http://lifestyledebora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ain amiga adoreii o post..
    Beziquinho docessss...

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post.!!
    Apesar de eu nao sofrer com o problema é sempre bom ficar alerta. Bj
    -
    http://a-corujinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Querida, tive esse problema, quando fiz uma escov a progressiva no cabelo, ainda estou sofrendo com os efeitos,,,, tenho ate que passar creme no couro cabeludo para hidratar...... afffff

    beijinhos

    Fê arte Minha

    ResponderExcluir
  13. Adorei a dica!! Aproveita que está rolando um sorteio no meu blog, são 15 prêmios ao total, participa do sorteio.

    Visitem o meu blog: (tem um post novo muito especial):

    www.esmaltescoloridosdadeli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Sou blogueira unida, vim conhecer seu cantinho e apaixonei. Cheio de dicas que ajuda muito.
    Parabéns!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  15. Mt bom seu post, adorei! Eu comecei a ter caspa de uns 3 anos pra cá, e eu sei q não tinha antes desse tempo pq estava tendo uma forte queda de cabelo e o dermatologista procurou todas as causas e disse q caspa não podia ser pq eu não tinha. Aí quando essas malditas começaram a aparecer eu voltei lá, e ele me disse que quem ja teve caspa uma vez na vida, vai ter sempre, não existe essa história de que não tem mais. Ela vai e volta. Caspa é uma doença crônica mas ainda não se sabe se é genético ou como ela aparece, mas não tem cura, só controle. Essas dicas que você passou são otimas, pq foram as mesmas que o dermatologista me deu. To falando de mais ne?? auhaiuahuai

    Bjus

    www.socialgatas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei das dicas para evitar a caspa, é justamente o que eu acho, não é doença mas a falta de higienização pode acarretar em desequilibro das glândulas que causam a caspa e se não cuidada podem se tornar em foliculite e comprometer muito mais o couro cabeludo e raiz dos cabelos.
    Procurei na internet por muito tempo sobre caspa e queda de cabelo, pois é um problema que sempre me acompanhou., tentei diversos produtos e receitas naturais, mas muitos não apresentavam os resultados esperados, alguns somente no início.
    Foi quando encontrei o site www.tratamentocalvicie.com.br e gostei muito do conteúdo e produtos Rulibra que estão disponibilizados.
    Assim que comecei a usar, já vi resultados na primeira semana, como a eliminação da caspa e queda de cabelo, incrível mesmo os resultados em tão pouco tempo.
    Tanto gostei que criei um blog www.natuvitale.com.br que sito bastante sobre os produtos, além de receitas naturais, ervas e plantas.
    Sempre que posso, indico os produtos que resolveram meus problemas com caspa.
    www.tratamentocalvicie.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu carinho no meu cantinho!
E para que eu possa retribuir sua visita,
deixe o link do seu blog aqui para eu visitar.
Fazendo assim uma blogueira feliz.
Obrigada, por sua visita!
Volte sempre.
Bjs!